Rules for whom don't think

RULES FOR WHO DON'T THINK: IF YOU DON'T LIKE WHAT I HAVE WRITTEN HERE: DON'T COME YOU HERE! EASY LIKE THIS!

Monday, October 30, 2006

Pode a wikipedia.org definir AMOR? E você?

A música que acompanha este Post é: Total Eclipse Of The Heart com Bonnie Tyler. Uma das cantoras preferidas de meu amor.

A palavra amor (do latim amore), pode ser traduzido por "afeição", "compaixão", "misericórdia". Também pode ser interpretado como inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e alimentar as estimulações sensoriais e psicológicas necessárias para a sua manutenção e motivação.

Ainda assim, são muitas as tentativas de conceituar e classificar a palavra amor. Fala-se do amor das mais diversas formas: amor físico, amor platônico, amor materno, amor a Deus, amor à vida. É o tipo de amor que tem relação com o caráter da própria pessoa e a motiva a amar (no sentido de querer bem e agir em prol).


As muitas dificuldades que essa diversidade de termos oferece, em conjunto à suposta unidade de significado, ocorrem não só nos idiomas modernos, mas também no grego e no latim. O grego possui outras palavras para amor, cada qual denotando um sentido específico. No latim encontramos amor, dilectio, charitas, bem como Eros, quando se refere ao amor personificado numa deidade.
Amar também tem o sentido de gostar muito, sendo assim possível amar qualquer ser vivo ou objeto.

1 Amor platônico
2 Perspectiva filosófica
3 Eros
4 Pragma
5 Ágape
6 Storge
7 Sexo
8 Atração física, Paixão e Amor


Amor platônico
Amor platônico é uma expressão usada para designar um amor ideal, alheio a interesses ou gozos. Um sentido popular pode ser o de um amor impossível de se realizar, um amor perfeito, ideal, puro, casto. A relação com a filosofia de Platão está no fato de vincular o atributo "platônico" ao sentido de algo existente apenas no plano das idéias.


Perspectiva filosófica

O Triunfo de Vênus, de Angelo Bronzino.Diferentemente do conceito de amor platônico, quando falamos do amor em Platão estamos nos referindo ao pensamento deste filósofo sobre o amor. A noção de amor é central no pensamento platônico. Em seus diálogos, Sócrates dizia que o amor era a única coisa que ele podia entender, e falar com conhecimento de causa. Platão compara-o a uma caçada (comparação aplicada também ao ato de conhecer) e distinguia três tipos de amor: o amor terreno, do corpo; o amor da alma, celestial (que leva ao conhecimento e o produz); e outro que é a mistura dos dois. Em todo caso o amor, em Platão, é o desejo por algo que não se possui.

A temática do amor é comum a quase todos os filósofos gregos, entendido como um princípio que governa a união dos elementos naturais e como princípio de relação entre os seres humanos. Depois de Platão, entretanto, só os platônicos e os neoplatônicos consideraram o amor um conceito fundamental. Em Plutarco o amor é a aspiração daquilo que carece de forma (ou só a tem minimamente) às formas puras e, em última instância, à Forma Pura do Bem. Em "As Enéadas", Plotino trata do amor da alma à inteligência; e na sua Epistola ad Marcelam, Porfírio menciona os quatro princípios de Deus: a fé, a verdade, o amor, e a esperança. No pensamento neoplatônico, o conceito de amor tem um significado fundamentalmente metafísico ou metafísico-religioso.

Eros


Corações estilizados: um símbolo do amor.O amor do tipo eros é aquele amor romântico que uma pessoa sente por outra. É o amor que tem muito a ver com atração física. É esse tipo de amor que normalmente compele as pessoas a manter um relacionamento amoroso continuado. Nesse sentido também é sinônimo de relação sexual.


Pragma
Como diz o nome, é o estilo de que prioriza o lado prático das coisas. O indivíduo avalia todas as possíveis implicações antes de embarcar num romance. Se o namoro aparente tiver futuro, ele investe. Se não, desiste. Cultiva uma lista de pré-requisitos para o parceiro ou a parceira ideal e pondera muito antes de se comprometer. Procura um bom pai ou uma boa mãe para os filhos e leva em conta o conforto material. Está sempre cheio de perguntas. O que será que a minha família vai achar? Se eu me casar, como estarei daqui a cinco anos?Como minha vida vai mudar se eu me casar?

Amor interessado em fazer bem a si mesmo, Amor que espera algo em troca.


Ágape
Em grego, significa altruísmo, generosidade. A dedicação ao outro vem sempre antes do próprio interesse. Quem pratica esse estilo de amor entrega-se totalmente à relação e não se importa em abrir mão de certas vontades para a satisfação do ser amado. Investe constantemente no relacionamento, mesmo sem ser correspondido. Sente-se bem quando o outro demonstra alegria. No limite, é capaz até mesmo de renunciar ao parceiro se acreditar que ele pode ser mais feliz com outra pessoa. É visto por muitos, como uma forma incondicional de amar.

A interpretação cristã neopentecostal sobre a origem de Jesus, engloba este tipo de amor para descrever o ato de Deus, que, ao ver a humanidade perdida, entrega seu proprio filho unigénito, aparentemente para ser morto em favor do homem, sem esperar nada em troca.

Storge
É o nome da divindade grega da amizade. Por isso, quem tende a ter esse estilo de amor valoriza a confiança mútua, o entrosamento e os projetos compartilhados. O romance começa de maneira tão gradual que os parceiros nem sabem dizer quando exatamente. A atração física não é o principal. Os namorados-amigos não tendem a ter relacionamentos calorosos, mas sim tranqüilos e afetuosos. Preferem cativar a seduzir. E, em geral, mantêm ligações bastante duradouras e estáveis. O que conta é a confiança mútua e os valores compartilhados. Os amantes do tipo storge revelam satisfação com a vida afetiva.


Sexo
Amor X Sexo - a palavra amor pode ser entendida também como sexo, quando usada em expressões como "fazer amor", make love [EN], hacer amor [ES].. Na cultura espanhola, por exemplo, encontramos a palavra "amor" sendo, em geral, substituida por variações de "querer", como em "yo te quiero", em detrimendo do possível "te amo" em espanhol.

Atração física, Paixão e Amor
Para falar de amor entre duas pessoas preciso usar de um paradoxo, preciso ser frio e determinista compondo um conjunto de três sentimentos básicos e relacionados entre sí. Estes sentimentos eu chamo de Atração física, Paixão e Amor propriamente dito.


Atração física

Na atração física reside os nossos instintos atrelados ao nosso estado fisiológico, necessidades sexuais, prazer e perpetuidade da espécie. Com o passar do tempo, agregou-se o termo amar ou estou amando à este sentimento.


Paixão

Na paixão reside a ilusão de termos encontrado a nossa cara-metade reservada pelo destino. Muitos já sabem, por experiência, deste sentimento ser passageiro, mas ainda assim agregou-se o termo amar ou estou amando à este sentimento.


Amor

No amor reside o sentimento de gratidão, compaixão, doar-se sem a consciente intenção de esperar algum retorno. É o caso do amor instintivo da mãe ou do pai pelo filho, do filho pela mãe ou pelo pai. É o caso do amor oriundo da troca diária de afeto, tolerância, respeito e zêlo, pelo par.

Agora é que entra a questão determinista. Podemos possuir estes três sentimentos por uma mesma pessoa ou somente dois ou um. Por exemplo, podemos sentir atração física sem, propriamente, estarmos amando uma pessoa. Podemos estar apaixonados e amando sem, necessariamente, estarmos atraídos fisicamente por uma pessoa.

Sei que é bastante suscinta esta colocação, mas penso que isto possa ajudar-nos a tomar decisões menos traumáticas sabendo-se o que de fato estamos sentindo por alguém.
Polêmica? Cansativo? Sério? Assunto vazio? Post copiado?
Nada?...!!!
E eu feliz por amar!

4 comments:

Lu OlhosdeMar said...

amiga, saudade de vc.. o amor está no ar... lve is in the air...ô trem bão...
um beijo!

cilene said...

amar e bom..ser amada..melhor ainda

*Dani said...

Acabei vindo aki por acaso, e adorei esse post sobre o Amor!
Ta muito show o blog, parabéns..
Boa semana =]

Meire said...

Vi passando pra deixar meu beijinho...