Rules for whom don't think

RULES FOR WHO DON'T THINK: IF YOU DON'T LIKE WHAT I HAVE WRITTEN HERE: DON'T COME YOU HERE! EASY LIKE THIS!

Saturday, November 24, 2007

E a Europa "apresenta" seu blue - quase - "green card". Cara, eu acho impressionante como a Europa critica aos Estados Unidos e depois ela acaba fazendo igual.



CE apresenta "carta azul" para atrair mão-de-obra qualificada

Para atrair médicos, professores, cientistas e outros profissionais altamente qualificados, Bruxelas propõe criar uma "carta azul". Objectivo: tornar o mercado de trabalho da Europa tão atractivo como o do Canadá ou dos Estados Unidos.

Esta "carta azul" - concorrente da "carta verde" norte-americana -, é uma autorização de trabalho de dois anos, renovável, e permitirá ao trabalhador estrangeiro trabalhar noutro país da União, passados os primeiros dois anos - como explica o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso: "Num espaço de livre circulação, não faz qualquer sentido ter 27 políticas de imigração. É absurdo. Quem venha para um dos nossos países tem liberdade de circulação. Por isso, é muito mais lógico, muito mais racional, ter uma abordagem comum."

A eurodeputada verde, alemã, Sylvia-Yvonne Kaufmann, considera a medida positiva - mas não suficiente: "Até agora, temos tido uma política de imigração fechada. A Comissão quer abrir parcialmente essa política, com a sua "carta azul" - mas quer, sobretudo, deixar entrar apenas os trabalhadores mais qualificados... Penso que isso não é suficiente."

Segundo os dados de Bruxelas, metade dos imigrantes oriundos do Norte de África e com diplomas superiores reside no Canadá ou nos Estados Unidos, ao passo que a Europa acolhe 85% dos estrangeiros que não fizeram estudos superiores. Para ser criada, a "carta azul", precisa do acordo unânime dos Vinte e Sete.

No comments: